segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Carne Sintética

Carne sintética... alguém já ouviu falar?

Eu achei a idéia incrível, porque resolve inúmeras questões: evita o sofrimento dos animais, diminui os impactos ambientais da produção da carne e ainda por cima possibilita para quem gosta do sabor da carne desfrutar desse prazer sem culpa.

Cientistas afirmam que a produção de carne no planeta está em seu limite e que a carne sintética pode ser uma boa alternativa.

Obviamente que produzir carne em laboratório não é algo tão simples assim. 

Alguns estudos e testes estão sendo feitos, mas para chegar ao sabor ideal e, principalmente, iniciar a produção em larga escala ainda falta um bocado!

De toda forma, é um bom começo! Uma forma alternativa de produção de alimentos e quem sabe, até mesmo de uma distribuição mais justa dos recursos alimentares do planeta.

O primeiro hambúrguer de carne sintética, produzido pelo cientista Mark Post da Universidade de Maastricht (Holanda), foi lançado em 2013 e foi formado a partir de células-tronco bovinas (ou seja, é sintética mas ainda possui origem animal). 


O projeto foi patrocinado pelo Seigey Brin, um dos fundadores do Google, por isso também foi apelidado de “Google Burguer”.

A expectativa de disponibilidade comercial é para daqui 10 a 20 anos, pois além dos estudos e custos envolvidos na produção a comercialização da carne sintética, o produto precisa ser homologado pelas autoridades sanitárias e de saúde internacionais e de cada país para que possa efetivamente ser consumido por seres humanos.

Alguns cientistas juram que não há riscos em comer a carne sintética, informando ainda que ela pode ser mais segura do que a carne natural. Outros discordam.

O fato é que sintética ou não sintética, eu não comeria do mesmo jeito.

E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário