sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Vegetarianismo e inteligência

Eu postei aqui sobre o Albert Einstein, né?

Fiquei curiosa com a afirmação sobre a relação entre QI e vegetarianismo e adivinha?

Lá fui eu procurar no meu amado, idolatrado, salve, salve, Google!

(Já tenho algo em comum com o Einsten, além do branco dos olhos!)

Achei algumas coisas interessantes, vou postar aqui:


Ciência Maluca

Vegetarianos são mais inteligentes


Einstein 2.0
É o que dizem pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Eles analisaram os hábitos alimentares e o QI de oito mil voluntários num período de 20 anos (fizeram testes quando todos tinham dez anos de idade e de novo aos 30) e notaram que o QI dos que seguiam dietas vegetarianas era, em média, cinco pontos mais alto do que o daqueles que comiam carne regularmente. Com os pontinhos a mais, os vegetarianos também eram mais propensos a ter diploma de curso superior e empregos melhores.

Por quê? Os caras ainda não sabem ao certo. Mas, até então, eles trabalham com duas hipóteses: (1) a alimentação saudável do vegetariano poderia, de algum forma, aumentar sua capacidade cerebral (explicação que não acham tão provável); e (2) as pessoas de QI mais alto podem ser mais propensas a se preocuparem com o bem-estar dos animais, além de serem mais atentas aos benefícios de uma dieta saudável – o que as levaria direto para os braços do vegetarianismo (nessa eles botam uma fé especial e prometem investigar mais).
Boa “vingança” para quem já foi motivo de piada ao pedir um cachorro quente completo, mas sem salsicha na banquinha da esquina, né? Tenho uma amiga que faz isso, nem é brincadeira.

Fonte:


Crianças de QI alto 'têm mais tendência ao vegetarianismo'

Crianças inteligentes são mais propensas a virarem vegetarianas na fase adulta, diz um estudo divulgado na publicação britânica científica British Medical Journal.
Uma equipe da Universidade de Southampton descobriu que entrevistados vegetarianos na faixa dos 30 anos de idade haviam apresentado, em média, cinco pontos a mais no teste de QI feito quando tinham 10 anos do que os não-vegetarianos.
Os cientistas dizem que essa ligação pode explicar porque pessoas de QI mais alto são mais saudáveis, tendo em vista a associação de dieta vegetariana com índices baixos de obesidade e doenças cardíacas.
Dos 8.179 pesquisados, 366 se disseram vegetarianos.
Em testes realizados em 1970, os que hoje são vegetarianos apresentaram uma média de QI de 106, comparado com a média de 101 dos não-vegetarianos.
As médias, entre as mulheres, foram de 104 (vegetarianas) e 99 (não vegetarianas).

Estilos de vida
Os pesquisadores disseram que não foi registrada diferença na média de QI entre os vegetarianos que comem também carnes brancas e os que não as consomem. 

Eles disseram que as conclusões se devem em parte a fatores culturais, como uma melhor educação, mas que ainda assim as estatísticas são relevantes.

"A descoberta de que crianças mais inteligentes têm uma tendência maior a se tornarem vegetarianas, em conjunto com evidência de benefícios potenciais de uma dieta vegetariana, pode explicar porque um QI maior na infância é relacionado com um risco reduzido de doenças cardíacas na vida adulta", disse Catherine Gale, da equipe de pesquisadores.

Ela reconhece, entretanto, que a ligação pode ser apenas relacionada com estilos de vidas diferentes, como a escolha de jornais, por exemplo.
Já o Dr. Frankie Phillips, da British Dietetic Association (Associação Dietética Britânica), disse : "É como a história do ovo e da galinha. As pessoas viram vegetarianas porque tem QI alto ou porque são mais atentas à questões ligadas à saúde?".
 

* Detalhe apenas para os “vegetarianos que consomem carnes brancas”. Que raios de vegetarianos são esses?


Ninguém me perguntou o quê eu acho, mas sinceramente não creio que a alimentação vegetariana deixe alguém mais inteligente. Creio muito firmemente no inverso: que as pessoas que refletem mais sobre as suas atitudes (e nisso se incluem os alimentos e os animais), tornam-se vegetarianas, simples assim!

Também, como cientista social, eu gostaria muito de conhecer o método da pesquisa. Será que o quê foi interpretado como QI maior não tem uma relação direta com escolaridade?

Enfim, espero que venham novos estudos!
E vocês, o quê acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário